Qual a Eficiência do Sistema de Freios ABS em Motos?

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Qual a Eficiência do Sistema de Freios ABS em Motos?

Vejam alguns vídeos e leiam algumas explicações.

No momento da frenagem a moto não derrapa, porém a distância de parada poderá não ser aquela desejada pelo piloto, como mostra os vídeos acima. Como se sabe o que faz parar a moto não é freio e sim o atrito do pneu com o solo – os freios só fazem parar as rodas, desta forma quanto menor for o atrito maior será a possibilidade do sistema ABS ser acionado. Portanto, mesmo freando o traseiro o peso da moto, do piloto, do garupa, enfim, da massa total é transferida para a roda frontal ( ou simplesmente para frente) deixando o menor atrito na roda traseira, por isso o sistema eletrônico ABS entrará em ação com mais facilidade na roda de trás. Veja nos vídeos que os pilotos colocam toda a força no pedal traseiro e mesmo assim a distância de frenagem foi grande. Então, qual a eficiência do ABS Traseiro? Resposta: não derrapar a moto no momento da frenagem bruta, isso é uma grande vantagem para a segurança do piloto e de outros no trânsito.

Obs: A eficiência do ABS está em situações de asfalto, não em uso fora de estrada, como veremos em outras análises futuras.

Agora, veja nos vídeos abaixo, utilizando o freio dianteiro com o Sistema ABS.

A frenagem dianteira com o Sistema ABS é muito eficiente: a moto não “sai de frente” no momento de acionar o manete com força bruta ou repentina. Acredite nesse sistema porque a moto para com muita segurança.

ABS dianteiro. Sistema muito confiável

ABS dianteiro. Sistema muito confiável

Porém, o cuidado que devemos ter para motos Trail, Esportivas e Nakeds é não deixar a traseira da moto subir  (efeito “RL” – Rear Lift), dando a possibilidade do piloto ser ejetado da moto e cair de queixo no chão. Também, devemos evitar frenar a dianteira em situações de curvas e saídas repentinas de obstáculos, pois pode desequilibrar a moto, independente de ter, ou não, o sistema ABS de frenagens. As custons são mais difíceis de levantar a traseira, por isso, para os proprietários de motos com essa ciclística podem acreditar neste excelente sistema de frenagem eletrônica e acionem com

Evite a subida de traseira, o tal "RL",

Evite a subida de traseira, o tal “RL”,

confiança o manete dianteiro.
Mas nunca devemos nos esquecer, independente de ter ou não o sistema ABS de frenagem, das técnicas defensivas explicadas neste site. Sem dúvida, a eletrônica veio para corrigir os erros humanos, mas, não é por isso que despercebamos o chamado “ser piloto” e não devemos que a eletrônica nos deixe “acomodados”e esqueçamos das reais técnicas da pilotagem segura.

Observações: Frear um veículo especial como a moto é necessário muito treinamento, por isso devemos saber dosar as forças no manete ( nos manetes, nas scooters) e no pedal de freio.

Mas, com certeza utilizar os três freios é a melhor forma de parar a moto com mais eficiência, principalmente quando os freios têm esse sistema anti derrapante ( ou anti bloqueio das rodas), o ABS.

Leiam os artigos:

https://www.amaralinstrutor.com.br/pilotagem-segura/tecnicas-de-utilizacao-defensiva-do-freio-dianteiro/

 

https://www.amaralinstrutor.com.br/pilotagem-segura/e-uma-questao-de-sensibilidade-tres-fases-de-uma-frenagem/

Fotos e Vídeos: Geórgia Zuliani
Texto: Carlos Amaral
Curso de Pilotagem Defensiva para funcionários da TV Globo de São Paulo.
Apoio e empréstimo da moto (Kawasaki ER6): Concessionária Pica Pau Kawasaki de São Paulo, HLX Racing, Rede Globo de Televisão departamento de segurança do trabalho. Yamaha Motor do Brasil, com o empréstimo da XT 660 Z ABS, alunos do Curso Defensivo, realizado dia 27 de Novembro de 2016, patrocinado pela Porto Seguro Cia de Seguros Gerais

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  1. Caro amigo, muito esclarecedor esta dúvida de todos os seus leitores e alunos fiéis. Com muita clareza e competência, vamos aos poucos nos tornando melhores motociclistas e só temos que lhe agradecer e rogar iluminação e saúde. Um abraço. Paschoal.sjrpreto.