Afinal, O Que É Imprudência? Uma Análise Sobre O Certo E O Errado Na Pilotagem.

3 comentários
  Acessem, por favor, o link no You Tube, relacionado abaixo, antes de lerem esta mensagem.
 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4djtdz4zJGU
 
Leitores, amigos e queridos alunos. O mais importante para ser um bom piloto é ter HABILIDADE COMPORTAMENTAL. (vejam o post: Habilidade Comportamental X Habilidade Técnica. Qual a Mais Importante?)
   Pilotar defensivamente é pilotar observando os erros dos outros e a possibilidade de você mesmo errar. A maior responsabilidade de evitar os acidentes é nossa, mesmo que você esteja certo dentro das leis. OBSERVE OS ERROS DOS OUTROS, ASSIM A POSSIBILIDADE DE EVITAR OS ACIDENTES É MAIOR. MAIOR AINDA É SABER QUE SE OS OUTROS ERRAM NÓS TAMBÉM PODEMOS ERRAR. VAMOS APRENDER COM ISSO E RESPEITAR NOSSOS LIMITES. A frase: “só acontece com os outros…” não pode mais ser considerada! Melhor é a frase:” SE ACONTECE COM OS OUTROS, PORQUE NÃO PODE, TAMBÉM, ACONTECER COMIGO?” Pensem nisso, desta forma estaremos prevendo muitas situações que aliviarão os riscos.
Há muito tempo, venho escrevendo neste Blog sobre atitudes inerentes ao ser humano. Vejam algumas:
1- CONHECIMENTO: Quanto maior conhecimento nos assuntos de trânsito, pilotagem, dirigibilidade, maior é a responsabilidade de evitar os acidentes. O problema, e a maior dificuldade, é colocar em prática aquilo que conhecemos, ou seja, aquilo que sabemos que precisamos agir.
2- ATENÇÃO: Sim, todos temos atenção. Mas atenção ao que? Ao carro a sua frente? Ao semáforo? As esquinas, com seus cruzamentos violentos? As sinalizações? Ou nossa atenção está em situações não tão importantes assim?! Como por exemplo, atender o celular enquanto dirige. Olhar para um acidente de curioso. “Mexer” com a mulher bonita na calçada.
3- PREVISÃO: “Pré-Visão”. Antecipar ao perigo iminente. “Ver”, imaginar o que pode acontecer. Dentro de uma estatística dos acidentes em atropelamentos, muitos haviam dito que viu (atenção) o pedestre tentando atravessar a rua, mas não imaginaram (previam) que o pedestre estava vendo o motociclista. Respondam: Atrás de uma pipa caindo sempre vem…? Ou, atrás de uma bola sempre vem…? Ou, depois da tempestade sempre vem…?
É comum ser atento, mas é difícil ter previsão.
Bem, então, afinal, o que é imprudência?
Duas respostas: 
1ª- É fazer as coisas erradas consciente que está errado. Fazer de propósito, sem se importar com os outros e com você mesmo!
2ª- É fazer as coisas erradas ou certas, sem cuidado!
Atravessar um cruzamento, mesmo que este cruzamento seja sua preferencial, sem olhar, sem considerar que outro esteja sem atenção, é imprudência.
Ultrapassar um semáforo vermelho, de madrugada, olhando, devagar, sendo cuidadoso, tendo a máxima atenção para todos os lados da via, dando prioridade a um pedestre, pode ser um ato prudente. 
Ser cuidadoso, para todas as suas atitudes, é ser prudente. Ser paciente, tolerante, empático (não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizesse com você) é ser prudente.
Amigos, queridos leitores. Viver, amar, conhecer novos amigos, compartilhar experiências é muito bom! Por isso, vivam e curtem sua moto com prudência.
Abraços a todos.
Siga nos nas mídias sociais
  1. Muito obrigado professor pelos ensinamentos, gostei muito do curso, da reciclagem. Vou recomendar seu curso sempre que possível.
    Grande abraço
    Att,
    Michael
    Caça vazamentos – encanador – caça vazamento

  2. So queria deixar um recado. Acho que houve uma inversao nas definicoes de imprudencia e negligencia. Imprudencia e a falta de alguma providencia, originada por um esquecimento. Negligencia e falta de alguma providencia de maneira deliberada, consciente