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Curso Prático. Cronograma e Etapas, como é feito e qual a metodologia do Amaral Instrutor?
Quero aproveitar alguns Cursos feitos, em especial o curso realizado com a minha querida aluna Heloísa Gaspar e seu marido Carlos Martins, do Blog Andarilhar (www.andarilhar.com) e do amigo Guga Dias, do Diário de Motocicleta (www.diariodemotocicleta.com.br), do Branquinha Motovlog ( https://www.youtube.com/channel/UClYwObPZM202qxd7vdXSmHg ) e com os pilotos participantes do Curso especial para Gerentes e Gestores da Porto Seguro, mostrar, através dos vídeos filmados e editados pelos autores e alunos mencionados, as etapas, ou as sequências, de como é feito o Curso Prático do Amaral. Entretanto, estas etapas poderão ser mudadas, ou anuladas, conforme o espaço para a prática, meteorologia no momento do curso e progressividade comportamental e técnica do grupo de alunos participantes. Então, vejam como é a sequência e progressividade dos Cursos Práticos.
1ª ETAPA CURVAS (Teórica):
1- Apresentação e avaliação dos modelos das motos participantes, com análises de pneus, limites de altura do solo (pedaleiras) e ciclística em geral;
2- Apresentação da pista (montada por cones), no modo básico, intermediário e avançado, onde as curvas começam bem abertas e aos poucos se fechando, obrigando os alunos a inclinarem mais sua moto para completar a trajetória da curva. Nesta etapa são explicados os CINCO SEGREDOS DAS CURVAS:
1º- Acreditar nos dois limites de inclinação ( físico e de segurança) que o modelo de sua moto poderá oferecer;
2º- Conhecer e reconhecer as TRÊS “PARTES” DAS CURVAS: entrada, cabeça e saída. Nesta etapa os alunos conhecerão os procedimentos e as atitudes que devem ter em cada “lado” que estiverem na curva;
3º- Olhar para o final da curva, ou para onde quer ir. Esta etapa é uma das mais importantes, pois o aluno, para que possa fazer isso, deverá já confiar na moto da qual está pilotando. Só assim
conseguirá reconhecer qual “lado” da curva está e confiará ainda mais nos limites de inclinação da moto;
4- Posicionamento do Piloto (e do garupa) em curvas abertas de média e alta velocidades ( valsa) e de curvas fechadas de baixa velocidade ( forró). Nesta etapa brinco com os alunos, onde mostro que a moto é uma companheira de dança, a qual poderá dançar valsa ou forró, dependendo do ritmo das
curvas: curvas abertas, curvas fechadas ou desvios rápidos de obstáculos. No ritmo da valsa o aluno inclina junto com a moto, efetuando o mesmo grau de inclinação da moto e corpo juntos. No ritmo do forró, o aluno inclina mais a moto do que o corpo. É uma etapa que os alunos se divertem;
5º- Contra-Esterço. No item (4) menciono as mudanças corporais para se posicionar conforme os ritmos das curvas, porém, nada disso ajudará se o piloto não esterçar o guidom para realizar as curvas. Mudar a posição do piloto só é uma forma de MOTIVAR, ou INCENTIVAR o esterço no guidão. Alguns instrutores incentivam a pisar forte nos estribos para o lado da curva da qual quer realizar, outros incentivam empurrar com o joelho contra o tanque para realizar a curva. Mas
toda esta metodologia só motiva o piloto a mexer o guidão. MEXER, EMPURRAR, ESTERÇAR ou VIRAR o guidom é o que fará inclinar a moto. Porém, conforme a ciclística de qualquer veículo de duas rodas, onde somente a roda frontal esterça, esta combinação de empurrar e puxar o guidão a moto inclina contrário ao esterço, por isso dizer que a moto só fará a curva no CONTRA-ESTERÇO. Por favor, veja detalhes sobre este assunto no post https://www.amaralinstrutor.com.br/pilotagem-segura/contra-esterco-efeito-giroscopico-dominio-nas-curvas/
2ª ETAPA FRENAR (Teórica):
Nesta etapa ainda estamos juntos aos alunos, explicando como será feito a prática. E o assunto mais difícil de praticar está nas frenagens. Então, são informados quatro aspectos sobre este importante tema:
1- O que para a moto não é freio, mas sim o atrito do pneu com o solo. Independente do uso do freio traseiro ou dianteiro haverá a transferência de peso para frente, ou seja, a carga maior de atrito será na roda frontal;
2- Três freios existentes nas motos com motores 4 tempos: dianteiro, traseiro e motor. A explicação neste quesito está nas funções de cada um e no benefício da utilização dos mesmos;
3- Frenar é uma questão de força nos manetes (caso das scooters) ou no pedal. Mas que força é essa?
4- Uso de dois ou quatro dedos? Diferença entre pilotagem esportiva e defensiva.
Assim, com o reconhecimento dos temas acima mencionados, os alunos poderão começar a prática e aplicar os CINCO SEGREDOS DAS CURVAS e os QUATRO ASPECTOS DAS FRENAGENS nos momentos apropriados da trajetória do curso. Desta forma a 3ª ETAPA é a PRÁTICA de tudo que foi informado durante a teórica.
– O curso tem a duração de aproximadamente 5:30 à 6 horas, em um dia só.
– Este Curso é de formação Básica, para todos os tipos de motos, cilindrada, potência e torque. Mas o mais importante: é um curso para todos os tipos de pilotos, sejam os mais experientes ou não, pois é um curso que incentiva o conhecimento do modelo da moto que o aluno possui.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1- Os matriculados para o Curso Livre Defensivo ( alunos pagantes) ganharão certificado de conclusão;
2- terão direito a refazerem o mesmo curso ( RECICLAGEM), de forma gratuita, em datas previamente estabelecidas, para aprimoramento, caso haja necessidade:
3- o curso começa as 9 e termina por volta das 14:30 horas. Caso haja necessidade, poderá se estender um pouco mais do horário de término.
Vejam, então, os vídeos publicados para entenderem melhor a sequência e as etapas do Curso do Amaral.
Agradecimentos: Aos instrutores participantes nos vídeos: Thiago Zuliani, George Alexandre e Caê Carnevskis. Fotografias, filmagem e edição dos filmes: Geórgia Zuliani ( Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training), Carlos Martins e Heloísa Gaspar ( Blog Andarilhar) e Guga Dias ( Site Diário de Motocicleta), Branquinha Moto Vlog)
https://www.youtube.com/channel/UClYwObPZM202qxd7vdXSmHg ). A Todos os alunos participantes e aos apoiadores e patrocinadores: Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, Yamaha Motor do Brasil, Harley Davidson do Brasil, HLX Racing e MT Capacetes, CCR Via Oeste.
Texto: Carlos Amaral
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Boa noite!
Gostaria de saber como faço para fazer esse curso de pilotagem?
Amigo Bruno. Mais uma vez obrigado pelo contato. Como já falamos por e-mail, poderá ficar tranquilo quanto a sua inscrição para o curso Megacyle e Porto Seguro. Seja muito bem vindo.
Referente ao evento de Campos a Palestra sera dia 6 Setembro a partir das 9:00 hs?
Olá, Emerson. O curso se dará sábado,dia 5 de Setembro, a partir das 9:30 às 12 horas.
Olá,
Podria entrar em contato via email explicando como proceder para realizar a inscrição do corso prático?
Desde já agradeço pela atenção.
Forte abraço.
Raul.
Boa noite! Sou do Espírito Santo, eu é um colega temos interesse de fazer o curso, o curso é de quantos dias ? Qual o valor? São quantas horas diárias? Preciso ir de moto ora fazer a prática? Pois irei de avião pra fazer o curso, não tenho moto aí em SP, qual a carga horária ? Desde já agradeço. Aires de Oliveira
Amaral, boa tarde.
Fiz esta palestra de pilotagem defensiva na Porto.
Gostaria de participar do prático.
Como fazer?
Abraços,
Julio Mendes.