Trafegar Em Corredores: O Que Reza As Leis? O Que Reza O Bom Senso?

7 comentários

Dúvidas dos Leitores, por Fernando Ângelo

Queridos alunos, amigos e leitores, apaixonados pela vida e por motos. Meu aluno (agora mestre) Fernando, tem uma dúvida sobre TRAFEGAR EM “CORREDORES”. Analisem esta dúvida, com a  minha resposta, e vejam se pode nos ajudar em pilotar de uma forma mais segura e dentro das leis. 
 
Pergunta (enviada por e-mail):
“Olá amigo Amaral, boa tarde!  
Fui ouvinte em uma palestra sua aqui na Porto Seguros e também fiz o curso de pilotagem defensiva contigo.
Gostaria de sua opinião e se possível, esclarecimento, já que sou leigo neste assunto.
Tenho ouvido falar e já vi várias reportagens informando que a CET adquiriu 19 radares para flagarem motos nos “corredores”. Algumas reportagens mencionam que estes radares devem flagar não só a velocidade, mas também as motocicletas que trafegam entre as faixas, mais conhecidas como “corredores”.
Você já ouviu alguma coisa referente a este assunto? Te pergunto: É realmente proibido trafegar nos corredores? Gostaria de sugerir que você gentilmente colocasse este assunto no seu blog. Afinal, não só eu, mas também muitos amigos somos leitores da sua página.

Um abraço e grato pela atenção.
Fernando Angelo
Análise de Riscos Saúde”

Minha Resposta (enviada por e-mail):

“Querido amigo Fernando. De fato, este assunto tem muito a que falar. Sem dúvida vou seguir tua sugestão em formar um post que fale desse assunto tão controvérsio. Por enquanto leia, neste mesmo Blog: Pilotar Em Corredores: Diferença Entre Ultrapassagem E Pilotar Em    e    pilotar em “corredores“. que escolha difícil!!!   e, principalmente   Sinaliza O Que Já Existe!!! Oficializa O Que Todos Já Estão
Não há lei que proíba em pilotar em corredores e não existem radares que possam “pegar” motociclistas em corredores. Porém, há uma lei ( que não me lembro o artigo) que proíbe, tanto para carros, como para motos, e qualquer outros tipos de veículos, motorizados ou não, que determina um espaço lateral, frontal e traseiro, mínimos. O artigo acima “diferença entre ultrapassagem…” diz como devemos fazer ultrapassagens longe dos carros. Já fui multado por “não respeitar” o espaço lateral, em uma bifurcação. Entrei em processo, pois quem não respeitou o espaço não fui eu (moto), mas o carro que tentou fazer uma ultrapassagem em mim. Mas não foi multa de radar, mas sim por um policial rodoviário. Dessa forma, não há registro que possa provar minha inocência.
Por isso devemos estar atentos: não existem leis que proíbam pilotar em corredores ( está em tramitação), mas certos radares acusam sim, velocidades acima da lei. Há leis que proíbem ultrapassagem pela direita, porém que não podem ser aceitas em situações urbanas, pois há outras leis que “neutralizam” esta acima, pois há necessidade de fluência maior do trânsito do que esperar um corredor de carros andar mais do que o outro corredor. Se fosse assim, muitos carros, em sua maioria, teriam que ser multados, não somente motos.
Espero ter ajudado. Se você me permitir, gostaria de postar esta sua dúvida em meu blog, para que muitos possam ler.
Aguardo tua resposta.
Abraços.”
 

 (II – o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas; CTB – CAPÍTULO III das NORMAS GERAIS DO TRANSITO)

Amigos, independente de leis, sempre falei ( e recebo muitas críticas por isso), que, mesmo que todos obedecessem as leis, ainda assim haveria acidentes, pois ainda  a falta de atenção, os buracos, os problemas mecânicos, a falta de paciência, etc. … estariam presentes as condições humanas.
PILOTAGEM DEFENSIVA significa, entre outras definições, “…pilotar evitando os acidentes mesmo contando com os erros dos outros…” 
Sim, eu disse erros dos outros ( se os outros erram, nós também podemos errar). Dessa forma vale a lembrança que ter HABILIDADE COMPORTAMENTAL  é tão importante quanto se ter HABILIDADE TÉCNICA.
Trafegar em corredores, com segurança, é comportar-se com previsão e atenção. E quando estes comportamentos falharem, use sua técnica. Desvie (se sua atenção se valeu em encontrar uma área de escape. Freie, se sua previsão valeu-se em prever uma fechada. 

Sem dúvida, precisamos prever que o “espaço” que há para você, motociclista, é o mesmo “espaço” para o motorista poder fazer uma ultrapassagem ou um desvio repentino. “CORREDOR” é um espaço quando os carros estão parados e, mesmo assim, precisamos nos ater aos outros motociclistas que aparecem do nada e a pedestres que surgem repentinamente por entre os carros.
Pilotar em corredores é dar atenção mais do que simplesmente as leis, mas sim dar a atenção ao BOM SENSO. 
Sabem o que é bom senso? É usar de PERSPICÁCIA! Sabem o que é PERSPICÁCIA? Penetração, agudeza de espírito; sagacidade. Mais do que isso: ser perspicaz é “ir além do óbvio”, “conseguem enxergar onde os outros não enxergam”.

Querido amigo Fernando e a todos meus queridos alunos e leitores. Pilotar é uma arte e um prazer. Não somente em “corredores”, mas em qualquer situação de transito, nosso comportamento deve ser em amar a vida e aos quem nos ama. Não estou falando para não trafegarem em corredores, mas se trafegar, tomem o máximo de cuidado. Se um motociclista o pressiona, saia da frente dele; se um outro motociclista está muito lento a sua frente, tenha paciência e espere a hora certa para ultrapassá-lo. A 1ª LIÇÃO PARA UM MOTOCICLISTA DEFENSIVO É: PACIÊNCIA. 
Não “cole” muito na traseira da moto a sua frente, pois o motorista que olha pelo espelho retrovisor enxerga somente a  moto a sua frente, pois você estará”escondido” referente ao motorista. Assim, quando o motociclista passa o carro, o  motorista entra de surpresa. Certos cuidados são mais lógicos do que obedecer leis. 
SER PRUDENTE VAI ALÉM DE OBEDECER REGRAS E LEIS. OBEDEÇA SEU BOM SENSO E O RESPEITO AOS OUTROS.
Um forte abraço. 

  1. Olá Amaral,tudo bem?

    É isso mesmo,o bom senso prevalece sempre que falamos do corredor,eu utilizo sempre e nunca tive problemas,além de uma moto sem luz de freio na minha frente freiar sem motivo e eu entortar meu guidão por ter batido no bauleto da moto dele…ah,e algumas pessoas sem o bom senso que desejavam me ultrapassar DENTRO do corredor…um verdadeiro absurdo!

    Se interessar,eu escrevi meu ponto de vista sobre o corredor no meu blog,só que é menos técnico que o seu,mas entra lá!Segue o link:

    http://motordomundo.wordpress.com/2011/05/30/boas-praticas-no-transito-2/

    Grande abraço!

    Marcelo

  2. É isso mesmo professo antes tinha esta mesmo opinião que postou agora mas foi bom para reforçar a idéia sobre corredor.
    Obs: quando couber uma vaguinha na reciclagem to por ai, gostei muito de fazer o curso.
    Att,
    Michael – Bandit – Guarulhos

  3. Olá Amigo Amaral!

    Agradeço por atender ao meu pedido postando minha dúvida no seu Blog.

    Sim, o bom senso deve prevalecer nos corredores. Como tenho o privilégio de pilotar todos já presenciei vários momentos de desrespeito, impaciência e desatenção. Inclusive também já tentaram me ultrapassar no corredor e já fui fechado por uma senhora que falava ao celular ao dirigir um Fiat Palio, que simplesmente resolveu mudar de faixa sem sinalizar.
    Pilotar é acima de tudo, respeitar a vida.
    Quanto aos radares de velocidade, ok, concordo… agora imaginem o CAOS se nos proibirem de trafegar nos corredores!!
    Talvez seja mais válido os governantes se preocuparem em criar cursos que “eduquem” os motoristas do que enriquecer ainda mais o “mundo das multas”, que sabe-se lá para onde vai tanto dinheiro.
    Um abraço à todos!

  4. Corredores sao sempre perigosos, especialmente em estradas congestionadas, os motoristas sempre acham que a pista do lado esta andando mais rapido e ficam trocando de faixa, muitas vezes sem aviso nenhum, e se estiver muito rapido pode ser empurrado ou totalmente bloqueado por alguem inconsequente, pessoas que parecem usar um cabresto pois só enxergam pra frente, nao conseguem ver um elefante do lado delas.

    Ha pontos a considerar, acho incrivel a capacidade que alguns motoqueiros tem de andar a velocidades insanas em corredores apertadissimos, mesmo em dias de chuva, sem qualquer margem de erro. Ja conversei com gente que diz que anda a 80 no corredor, mas que nao tem coragem de andar a 120 na estrada (qual a logica disso?).

    Sou contra proibir o uso dos corredores, pois se for assim nem adianta ter moto, ja que ultrapassar vai virar crime desse jeito, ser obrigado por lei a ficar horas no transito parado atras dos carros.

  5. falando em bom senso, proibir o uso de corredores não tem senso nenhum.

    o dia que fizerem isso, basta os motociclistas se unirem em um protesto. TODOS andarão nas faixas como se fossem carros.

    Imagina o trânsito que ia dá. as cidades (SP principalmente) ia PAAAAAAAARAR!
    impossível isso acontecer.

  6. Amaral, bom dia!

    Vou resumir alguns pensamentos:
    -Nossas ruas e avenidas continuam as mesmas de decadas atras, as pontes são praticamente as mesmas de quando haviam bondes circulando, porisso estão cada vez mais intransitáveis, porque a prefeitura libera a construção de predios e mais predios sem jamais fazer um estudo de impacto no transito, as montadoras batendo mensalmente a meta de venda. É uma conta que não bate.

    -A velocidade de motos na cidade, em transito parado, poderia ser limitado a 40km/h. Em transitos acima disto, proibido o uso de corredor.

    -A prefeitura de SP tentou uma inovação, chamado de “pista para motos”, fez em algumas avenidas, mas não tiveram sucesso, porque não adianta criar uma pista exclusiva para motos TIRANDO espaço da pista de carros, que ja esta insuficiente.

    -Existe sim um estudo para proibição de motos em corredores, provavelmente estão com dificuldade de aprova-lo, pois, não fosse os “motoqueiros” a cidade ficaria um caos muito pior, pois a circulação de documentos e materias urgentes seria impraticavel.

    -Na minha opinião, a carteira de motociclista deveria ser OBRIGATORIO e provar 01 ano de utilização para se tirar a carta de motorista para pessoas com menos de 25 anos. Porque se fizermos uma pesquisa, verificaremos que 70% dos carros andam apenas com 01 pessoa, o motorista. Com a escasses de espaço em ruas e avenidas não deveriam pensar em dificultar a vida do motociclista, e sim incentivar o uso de veiculos alternativos para baixar o nivel de transito.

    Forte abraço,
    Yamada

  7. Confesso é de suma importancia essas informacoes postadas aqui, resumo que se vc tiver “Visao alem do alcance” com certeza evitara acidentes mesmo que nao perceba , mas quando sofrer um acidente percebera a importancia da ATENÇÃO ao pilotar uma moto… Outro dia mudei de faixa (corredor) e nao percebi a moto que vinha em alta velocidade no mesmo, eu entrei na outra faixa numa velocidade baixa foi o suficiente para a outra moto desviar da minha… na verdade a minha baixa velocidade de transição de uma faixa para outra foi importante para evitar a colisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *