Por Que Fazer Um Curso de Pilotagem?

2 comentários
Por Que Fazer Um Curso de Pilotagem?
Queridos alunos, amigos leitores e amantes da vida. Ultimamente estou tendo uma oportunidade de conhecer muitas pessoas interessadas pelo curso de pilotagem defensiva. De fato, sou privilegiado de ter novos amigos através desse tipo de trabalho. Desta forma, consigo ver, de perto, as reais necessidades de cada aluno.
Já passaram pelos meus cursos alunos que nunca pilotaram que pilotam há pouco tempo e alunos muito experientes. E a pergunta que eu faço: POR QUE FAZER UM CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA?
Bem, em um dos cursos que realizei, para o grupo Moto Dupla e Mid Night Riders e palestras realizadas para a Cia. de seguros Porto Seguro, assim, também, cursos práticos para esta empresa, percebi que são pessoas que não precisavam de um curso, visto ver a experiência desses alunos. Assim, ao final de cada curso perguntava a cada um dos participantes por que escolheram fazer um curso desses, onde gastam dinheiro, gasolina, se cansam, se arriscam fisicamente e materialmente…
Bem, suas respostas são muitas, e reflito a cada uma delas:
    1-    “… não conhecia minha moto e os limites que ela pode dar…”
  2- “… embora eu pilote minha moto há muitos anos, nunca imaginaria que poderia realizar curvas no limite com segurança…”
  3-    “… não sabia o que era frear uma moto com precisão e segurança para não cair…”
  4-   “… não confiava na inclinação em curvas… não reconhecia isso…”
  5-  “… esta moto eu tenho há pouco tempo quero conhecê-la melhor…”
  6- “… quando eu tirei minha carta (CNH), não aprendi nada… desconfiava de mim mesmo…”
     7-    “… queria ver na prática aquilo que sei na teoria…”
E assim muitas outras respostas me surpreendem e me deixam lisonjeados pela humildade das respostas de cada aluno que passou por mim.

Sei que as entidades educacionais de ensino do transito (auto-motos escolas) ensinam o suficiente para passar nas provas teórica e prática e, assim, tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (leiam o post CNH – Carteira Nacional de Habilitação. O Que Ela Significa Para Você? )  Porém, cabe a nós reconhecermos nossas necessidades e escolher um curso apropriado para aperfeiçoar sua  pilotagem, pois nossa vida é de nossa responsabilidade  ( a vida de outros também)

Desse modo eu concluo o seguinte: não importa nossa experiência, sempre há algo para aprender. E como aprendo a cada curso que participo!!!

Abraços a todos.

Share
  1. Poderia ter um curso em Goiânia!

  2. Paschoal P. Junior diz:

    Caro amigo, o balanço que faço após sua tempestiva reflexão acerca da conclusão que chegou em razão das necessidades que cada um busca no curso, é a de que ninguém é auto-suficiente nesta bela arte do motociclismo, com raras exceções, por isso se faz NECESSÁRIO adquirir conhecimentos com um “expert” para que a segurança seja melhorada apesar dos riscos elevados deste meio de transporte.
    Infelizmente para muitos ditos experientes e também novos, por n desculpas, não fazem o curso, pois como você bem disse, a HUMILDADE que cabe em qualquer lugar e em qualquer situação, virtude que é irente a sua pessoa, os acidentes seriam reduzidos a quase zero. Parabéns mais um vez pela aula síntese dos anseios dos alunos que certamente se tornam seus amigos e duplicadores. Valeu demais e muita LUZ. Paschoal. S.J.Rio Preto, 27/07/11.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *