Técnicas Ofensivas, em prol para nossa defesa, mostradas pela PM, GCM e Agentes de Trânsito

0 comentário
Técnicas Ofensivas, em prol para nossa defesa, mostradas pela PM, GCM e Agentes de Trânsito

“…quem sangra comigo nas batalhas, será chamado de meu irmão na vida…”

Eu aprendi esta frase de um PM, da ROCAM, cidade de Itatiba – SP, mostrando a irmandade, amizade, dedicação e empenho entre estes soldados, que batalham em prol à segurança de nossa sociedade. Tivemos um grande privilégio de participar de um treinamento básico, de modo ofensivo, para PMs, Agentes de trânsito e GCM dessa cidade localizada a 80 km da capital de São Paulo, com o convite feito pela Moto ATIVA Multimarcas , do amigo P.C. Teles, o qual agradecemos muito pela confiança dada a Carlos Amaral & Zuliani M.T.

(click nas fotos para vê-las inteira)

Foi um privilégio ver e sentir a amizade e a dedicação entre estes profissionais. Amor a profissão e empenho em aprender e treinar sempre. O mais emocionante foi sentir a irmandade entre eles  pois era visto o amor e a amizade dedicados a cada um. Que honra!

(click nas fotos para vê-las inteiras)

CRONOGRAMA do TREINAMENTO. Diferenças entre Cursos OFENSIVOS e DEFENSIVOS:

Se confrontarmos os exercícios técnicos defensivos com os ofensivos, podemos dizer que todos são muito parecidos. No entanto, o treinamento ofensivo exige mais atenção, precisão e minuciosidade dos toques em frenagens dianteira, traseira, motor, domínio de derrapagens e decisões rápidas, sem pestanejar nas atitudes presentes e futuras. Muito equilíbrio mental, das emoções, da razão com a emoção.

Começamos este curso fazendo o reconhecimento das habilidades de cada um. É sabido das experiências desses soldados e agentes e, por isso, eu aproveito o perfil de cada aluno para aplicar uma didática apropriada e, assim, sentir o que podemos fazer: um curso mais avançado com riscos maiores, onde as técnicas  e os comportamentos (equilíbrio entre a razão e a emoção) são aplicadas com maior intensidade, ou um curso de aperfeiçoamento defensivo, simplesmente.

Algumas diferenças na aplicação das técnicas de um curso defensivo para um curso ofensivo são:

1- uso de dois dedos no manete frontal, ao invés de quatro dedos (treinamento de frenagens repentinas com desacelerações)

2- frenagens mais próximas da entrada de curvas 

3- frenagens traseira dentro das curvas

4- domínio das derrapagens antes da entrada e dentro das curvas

5- Toques precisos e sutis no manete frontal para o reequilíbrio em derrapagens traseira, e muito mais.

O que se passa debaixo desses capacetes?

No final desse post, o vídeo  editado e todas as fotos mostrando o desempenho desses alunos.Veja por si só, como a pedagogia foi apoiada e aplicada por eles. Ou seja, foi aproveitado todas as dicas ensinadas e, principalmente, toda a experiência de cada um colocada à prova! Show! Na verdade, acho que eu aprendo mais do que ensino nestes Cursos Básicos Ofensivos. Senti uma vontade danada de participar junto com eles. Pena que não deu tempo (ou coragem, rsrsrs).

(Click nas fotos para vê-las completas)

Ao término do curso, um mergulho nas águas, como uma bênção de mais um dia de treinamento. Exemplo de união e amizade

A Carlos Amaral & Zuliani M.T. se orgulha em compartilhar experiências com a Rocam, Guarda Metropolitana de Itatiba, Polícia Rodoviária Militar e Agentes do Trânsito. Essa galera é show! MUITO OBRIGADO!

É contagiante ministrar um curso para estes guerreiros, pois são determinados naquilo que querem. São assíduos em seus desejos. São dedicados a sua profissão. Faz-me lembrar da frase de Clarice Lispector:

“A vida tem que ter bastante coragem para se arriscar, mas suficiente humildade para aprender”.

Fotos e filmes: Geórgia Zuliani

Edição de texto: Geórgia Zuliani

Texto: Carlos Amaral

Edição de filme: Carlos Amaral

Apoio: Moto ATIVA Multimarcas. End: Marechal Deodoro 241 Centro
(11) 4495-1614

 

Siga nos nas mídias sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *