Inexperiência? Para quem serve os cursos de pilotagem? Por Altair Barreto.

1 comentário
Inexperiência? Para quem serve os cursos de pilotagem? Por Altair Barreto.

Para quem serve os cursos de pilotagem de moto? Somente para os menos experientes? A resposta está na análise do amigo e ex-aluno, agora mestre, DUM, como muitos o conhece (Altair Barreto). Analise você também, amigo leitor, e tenha suas conclusões. Abraços a todos e muito obrigado pelo apoio, Altair.

“Aprendi a pilotar com 15 anos de idade, andava pelo bairro com a moto de meu irmão, aos 17 comprei uma até hoje nunca mais parei, trabalhei de motoboy, entreguei pizza, jornal, água cesta de café da manhã, fiz um pouco de tudo.

Hoje com 53 anos, destes 38 em cima de uma moto acumulei alguns calos, cicatrizes, e alguma experiência.

Conheci um grupo de motociclistas, rapidinho me enturmei e fiz muitas amizades.
Certo dia programaram de fazer um curso c/um tal de Amaral,
como não conhecia todos do grupo e alguns de Ribeirão Preto viriam a SP p/fazer, fiz inscrição, na verdade queria mesmo é participar junto com a minha galeraça.

No dia do curso o Amaral me perguntou se eu achava que precisa mesmo fazer, disse que sempre acabamos aprendendo alguma coisa, e acompanhei tudo até o final.

Aprendi mesmo, ao longo do tempo criamos alguns vícios na pilotagem, e sempre acreditamos, que sabemos de tudo.

No final não me reconhecia em cima da minha própria moto, fazendo curvas p/todos os lados, ralando as pedaleiras que dava até dó de ouvir.

As motos são diferentes umas das outras, é preciso aprender muito mais sobre cada modelo, curvas, freios, aceleração e tantas outras coisas.

Complicado este troço de fazer um exame tirar a CNH, e ir p/rua, sem saber pilotar com chuva ou à noite, corredores, pegar uma estrada, tudo merece atenção dobrada.

Excelente curso tanto para iniciantes, como para aqueles que como eu acreditava saber de tudo,desde então comento com amigos e recomendo fazer o curso ou ao menos assistir uma palestra com o mestre Amaral, ou como ele mesmo sempre diz: “Mestre são vocês meus alunos”. “

Altair Barreto,
(Bastardos Inglórios MC)

Share
  1. Legal este exemplo de humildade, pois por mais que saibamos devemos ter a consciencia de que nada sabemos e é por aí que os motociclistas deveriam pensar, mas a grande maioria já acha que é EXPERIENTE além de longo tempo sob duas rodas, etc. Eu nada sabia quando fiz o curso, tinha um MT660, sendo que a minha primeira moto foi uma Neozinha….;salto triplo e logo paguei mico, fiquei com medo e somente depois de fazer o curso com o Grande Amaral, voltei a anda normalmente e com técnica, a palavra chave que deveriamos REVERENCIAR. Valeu. Um abraço. Parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *